sábado, 16 de julho de 2011

16 de Julho - Dia Internacional da Drag Queen



Hoje, dia 16 de Julho, comemora-se mundialmente o “International Drag Day” – Dia Internacional da Drag Queens.


Afinal, o que são esses seres que tanto fascínio exercem sobre tantas pessoas?

Se formos a raiz da palavra. Drag eram as saias usadas pelos atores americanos que no século XVIII interpretavam papéis femininos no teatro. Na Inglaterra, os homens gostavam de satirizar a monarquia, na pessoa de sua rainha e exageradamente vestiam trajes femininos para fazer uma caricatura da mesma, daí o termo Queen.
Alguns dizem que Drag é uma sigla que significa: Dressed a Girl – Vestida como uma Garota.

O Boom do movimento Drag aconteceu no final dos anos 80, começo dos anos 90, vindo dos Estados Unidos e Europa e invadiu a cena noturna brasileira com nomes que até hoje são referência para tantas Drag Queens: Márcia Pantera, Dimmy Kieer, Paulete Pink, Verônica, Kaká di Polly e tantas outras.

As Drag Queens que temos conhecimento são a mistura do glamour das travestis dos anos 50, com a performance das transformistas que dominaram a cena nos anos 70 e 80. Junta-se a isso várias referências vindas da Moda, do Cinema e da Televisão. Mistura tudo, coloque irreverência, bom humor, alegria, cor, brilho... Surge então uma Drag Queen.




RuPaul é uma unanimidade internacional quando o assunto é Drag Queen. Cantora, atriz e apresentadora de um dos reality shows mais badalados da TV mundial – Drag Race: A Corrida das Loucas – (no qual vários rapazes batalham pela conquista do título da Revelação Drag da América. O programa já está em sua 4ª temporada) ela faz e acontece por onde passa.

A Drag Queen e atriz Divine, é outra referência mundial.

No Brasil, as Drag Queens dominam a cena noturna GLS com suas performances glamourosas e o famoso bate-cabelo, muito em moda hoje em dia e que ganhou destaque num programa de tv – Programa da Eliana/SBT - e agora invadem festas e eventos com suas performances prá lá de divertidas e irreverentes.




Nany People é a primeira Drag Repórter que participou de programas de peso como: Comando da Madrugada com Goulart de Andrade e Hebe. Recentemente foi uma fazendeira super verdadeira no reality show da TV Record: A Fazenda e está em cartaz no teatro com seu standup comedy de grande sucesso: Então... Deu no Que Deu.

Léo Áquilla, com suas performances únicas, já se candidatou a deputada e vereadora, é repórter do TV Fama e fez grande sucesso no Programa Noite a Fora, apresentado por Monique Ewans.

Salete Campari é uma figura super conhecida das colunas sociais e que também se lançou no mundo da política como candidata a vereadora e deputada.

Dindry Buck, primeira Drag Queen a participar de um reality show na TV Brasileira – Tá Na Mão, na TV Bandeirantes. Atual conselheira, representando as Drag Queens e transgêneros no Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual na cidade de São Paulo.




Dimmy Kieer, participou do mais famoso e conhecido relity show do país – Big Brother Brasil – e é uma das Drag Queens com uma das agendas de shows mais lotadas e que faz suas performances de norte a sul do país.

No mundo das performances, destaque para: Silvetty Montilla, nossa grande apresentadora e animadora; a bela Labelle Beauty; Lysa BomBom; Paulete Pink; Valentini talento e irreverência; Alexia Twister; Morgana Loren; Robbit Moon- A Rainha do Bate Cabelo; Fátima Fast Food (que esse ano foi a diretora artística da Parada de SP); Danny Cowl; a inteligentíssima Nata$haRa$ha; Sthephanie de Bourbon; Yuri Mix, Mikaella Pitt; Leona, Samantha Drag e tantos outros talentos dessa constelação ímpar de estrelas.




No mundo da animação, destaca-se os talentos únicos e impagáveis de Sissi Girl, exagerada e glamourosa; Send Buck, coloridérrima e de um humor sem igual; Tchaka Ohara, A Rainha das Festas; Amanda di Polly bááárbara; Anny B grande revelação; Drag Duda; Thiffany; Pântalla Butterfly, Patty Maionese e tantas outras que com seu bom humor e irreverência levam alegria e diversão a esse mundo tão preto e branco. 




Temos também as Djs: Thania Tulmuto e Ginger Hot. As Drag Repórteres: Luhly Fashion e Lisa Crazy, sem falar nas empreendedoras e que arrasam com seus talentos múltiplos, a poderosa Luhly Cow é uma delas que faz seus acessórios que já enfeitaram Adriane Galisteu, Deborah Secco e tantas celebridades.

Parabéns a todas nós! Que o mundo seja repleto de cor e alegria!

A vida é uma Festa!

Autora: Dindry Buck.



4 comentários:

  1. Que emoção ver a história das drag queens no Brasil ser contata por alguém tão intelignete, sem cortes e com várias recordações inesquecíveis.
    Da poderosa drag queen Rupaul passndo pelas drags queens do musical Priscilla, Rainha do Deserto e indo até a mãe das drags Kaká di Polly é realmente divino e chegando até a nova geração de drag queens no Brasil.
    Manuza de coração obrigada nós as drag queens do passado e do presente sabemos a importância que temos nesse mundo tão cheio de inspiração, colocar uma pitada de alegria através da arte do transformismo.
    Drag Queen Tchaka vem nessa leva de inovação a cada montagem, a cada festa animada e seguindo o caminho que minhas ídalas me ensinaram.
    Ser feliz para fazer outras pessoas felizes.
    Bjs
    Tchaka Drag Queen
    Rainha das Festas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabens a todas as Drag do mundo...hj é nosso dia...

    ResponderExcluir